Projeto coordenado pelo prof. Marcio Tavares d'Amaral e vinculado ao IDEA - Programa de Estudos Avançados/ECO-UFRJ

História Filosofia Religião: Interfaces

O Projeto História Filosofia Religião: Interfaces, coordenado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral e vinculado ao Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento do IDEA - Programa de Estudos Avançados (ECO/UFRJ), visa aprofundar os estudos sobre a formação e a identidade da cultura ocidental contemporânea, recuperando suas duas fontes originais: a cultura grega (pautada no Ser e na Razão) e a cultura judaica (baseada nos fundamentos da Fé e de Deus). Dedica-se a desenvolver uma história dos paradigmas da cultura ocidental desde a sua origem, ou seja, a partir da confluência das suas duas fontes, até o momento em que se diz que "a História acabou".

Ao longo da pesquisa sobre essa história dos paradigmas, busca-se identificar os movimentos de aproximação, refutação e descontinuidade entre os fundamentos de Fé e Razão experimentados no sistema/campo História-Filosofia-Religião. O Projeto tem por objetivo ainda ampliar os estudos e as reflexões sobre o regime da eficácia como paradigma cultural contemporâneo, bem como verificar suas causas, efeitos e desdobramentos na atualidade.

O História Filosofia Religião: Interfaces foi elaborado a partir dos resultados e desdobramentos das investigações em relação às hipóteses e aos objetivos de três projetos de pesquisa anteriores: "Comunicação e transcendência: o desafio da cultura atual, entre o moderno e o contemporâneo" (2000 a 2003); "Uma ciência da comunicação ainda é possível? – O problema do Mal na cultura contemporânea" (2003 a 2006); e "Investigação do sistema de pensamento 'religião' no campo comunicacional contemporâneo: um novo olhar sobre a verdade" (2007-2010).

O Projeto envolve a oferta de cursos na Pós-ECO; a realização de reuniões com as equipes dos grupos de pesquisa (IDEA, Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento e OcupaIDEA); a elaboração de artigos, livros e outras publicações pelos integrantes e pesquisadores associados; a formação continuada para ex-alunos da ECO/UFRJ (reaulas); a organização de encontros de extensão abertos ao público (HFR e IDEA), visando à divulgação dos estudos realizados; entre outras atividades. A íntegra do Projeto está disponível aqui.